Olá. Boa tarde.
A postagem de hoje é sobre os eventos que ocorrerão no Brasil nos próximos anos.
Em 2014, o Brasil sediará a Copa do Mundo de Futebol e em 2016 o Rio de Janeiro será sede dos jogos olímpicos. Dois grandes eventos que proporcionarão maior circulação de pessoas, turistas e dinheiro. E será imprescindível uma estrutura adequada e capacitada para suportar estes eventos, exigirá transportes, crescimento no número de hotéis, aeroportos, comércios, pessoas bilíngües, mudanças, urbanização, construções, ampliação do número de shows, espetáculos e atividades de lazer, etc.
Diariamente, a taxa de assaltos e homicídios no país é alta e para que estes dois eventos aconteçam de forma organizada e segura, serão necessários reforços policiais em todas as cidades sedes, pontos turísticos e nas ruas. O grande fluxo de trânsito crescerá ainda mais com a vinda de turistas para o Brasil, e as linhas de trem, ônibus e metrô, estradas e rodovias terão que serem aumentadas de forma significativa para comportar o aumento de pessoas em circulação.
A Copa que exigirá reforma e construção de vários estádios de futebol, já nota-se o atraso nas obras, os funcionários entram em greve periodicamente e outras obras começaram tão tarde devido a burocracias que já iniciaram com atraso.
Outro aspecto que provoca o cidadão é o fato de ser gasto uma grande quantidade de dinheiro público para a construção desses estádios, enquanto poderiam e deveriam ir para a saúde e educação.
Mais um fator que não se deve esquecer é a corrupção: serão gastos trilhões de reais, mas serão necessários cerca de metade disso, o restante será desviado e usado para calar, quem quiser denunciar irregularidades nas obras. Também é discutida a lei que proíbe que seja vendida bebida alcoólica nos estádios e que sem elas haverão menos baderna nos jogos. Em minha opinião, existem diversas torcidas organizadas que estão destinadas a causar tumulto e desordem, com ou sem bebida alcoólica, entretanto, eu concordo com essa lei. O correto seria que as pessoas fossem conscientes e não tornasse necessária proibição. Mas já que isso ainda não ocorre no Brasil, essa medida é plausível. Os torcedores devem ir ao estádio assistir ao jogo e se divertir, se o objetivo é beber, deve ir a um bar e não ao estádio.
É claro que estes eventos de grande porte trarão benefícios, é notável que o Brasil crescerá para recebê-los. E esses investimentos, apesar de serem destinados inicialmente aos jogos Olímpicos e A Copa do mundo, os melhoramentos ficarão posteriormente aos eventos e serão importantes e fundamentais para o desenvolvimento do Brasil.
Artigos relacionados: Transporte; Mais que Potencia Econômica