sábado, 28 de janeiro de 2012

Mais que potência econômica




 Que desde 2002 o Brasil vem crescendo economicamente é um fato visível. Entretanto, mais que uma grande economia, o Brasil precisa de muitos projetos e investimentos de infra-estrutura, saúde, educação e segurança. 
A desculpa de que o Brasil não tem verba é um mito, no entanto este dinheiro precisa ser designado nas áreas necessitadas. O Brasil precisa investir muito na educação. As escolas públicas têm ensino inferior, com professores insatisfeitos com as más condições de emprego. Além disso, existe um grande número de analfabetos funcionais, a quantidade de jovens ingressados no ensino superior é pequena, e a qualidade de universidades é baixa em comparação as do restante do mundo.
Já a saúde pública é um transtorno, diversas pessoas morrem nas filas de hospitais diariamente, a falta de medicamentos, macas, ambulâncias e aparelhos é notável, sem contar a falta de profissionais, os erros médicos e a precariedade das unidades hospitalares.
A segurança do país é praticamente um desastre, o número de policiais é insuficiente, são mal remunerados e alguns deles corruptos. As cadeias estão sempre superlotadas, algumas delas são como “hotéis” para infratores, onde comem, dormem e comandam o tráfico de drogas via celulares. A justiça demora muito para agir e enquanto isso, pessoas são assaltadas e violentadas nas ruas todos os dias.
A infra-estrutura brasileira deixa a desejar. Com as chuvas, morros desmoronam, favelas desabam, as cidades enchem e pessoas morrem. O trânsito é caótico nas maiores cidades do Brasil, o transporte público é escasso e problemático e as estradas e rodovias estão em péssimo estado. Faltam moradias populares, o que acarreta em favelas. A carência de ensino faz com que grande parte da população não consiga empregos decentes, ocasionando trabalhos não registrados e duvidosos. 
Apesar do largo desenvolvimento do Brasil nos últimos anos, ainda há muito a ser feito. E o que mais impede avanços no país são a roubalheira e a corrupção na política. Ao invés de trabalhar em prol da ampliação e melhoria de tecnologia, estudo e hospitais é feito uma bagunça no governo e a população fica a mercê disto. E não adianta culpar a população dizendo que fora ela quem elegeu estes governantes, porque que escolhas a população tem? Os candidatos são semelhantes, com propostas similares e muitas vezes o que define o voto é o estilo e carisma do pretendente a governante.
O Brasil está crescendo, se desenvolvendo e avançando rapidamente, porém é indispensável um grande projeto, trabalhado com empenho, para que o país torne-se mais que potência econômica, torne-se um país seguro com altos níveis de educação, saúde, bem-estar e IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).


Artigos RelacionadosTransporte

Um comentário:

  1. Interessante. Post resumindo todos os problemas do Brasil. E realmente o Brasil está "enriquecendo", mas ele pode ser mais que um país rico, mas precisa de muito trabalho.

    ResponderExcluir