Mestiços Hipócritas
O preconceito brasileiro
O preconceito brasileiro
O Brasil é um país cheio de diferentes raças e etnias, entretanto o preconceito e a discriminação racial imperam entre a população. Atitudes discriminatórias num país emergente e mestiço como o Brasil, além de atrasar o progresso é uma grande hipocrisia.
Nota-se com freqüência a discriminação contra negros em diversas áreas, principalmente em seu local de trabalho, onde são rotulados como inferiores, e muitas vezes têm remuneração menor do que colegas com qualificação semelhante. Já nas universidades, os negros possuem cotas e são julgados pelos demais alunos como se não fossem capazes de ingressar num curso superior sem auxílio.
Mas o que o racista não tem conhecimento, ou finge não ter é de que o Brasil é miscigenado, e ele talvez também seja afro descendente. Outra informação que falta ao racista é de que atos preconceituosos inibem e desestimulam os negros, atrasando o desenvolvimento deles e ao mesmo tempo de toda uma nação.
Portanto, para evitar ou reduzir episódios discriminatórios, há muito a ser feito. O primeiro passo é acabar com a exclusão social e racial, depois fazer com que as pessoas discutam e reflitam sobre o comportamento preconceituoso, lembrando que competência e caráter não dependem da cor da pele. Talvez assim, a hipocrisia de um país mestiço e cheio de racistas como o Brasil, diminua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário