Olá. Hoje postei três textos sobre a televisão. Um bom assunto para ser discutido.
A violência que impera nos canais de TV
A violência está em todos os lugares, principalmente nos meios de comunicação. Não percebemos, mas a televisão é um dos principais veículos para exibição da violência.
É visível a falta de punição quando se trata da emissora querer audiência, pois na maior parte do tempo são exibidas cenas de agressão tanto físicas quanto verbais. Praticamente todos os canais exibem violência diária, salvo algumas emissoras. Esta pode ser observada em novelas, jornais, filmes e até mesmo desenhos animados, sendo que estes são voltados para o público infantil e não deveriam conter conteúdos violentos.
Tendo em vista essa realidade, crianças e jovens estão expostos a essa situação, uma vez que a família se faz ausente, por ter que trabalhar. Assim elas acabam assistindo a programas impróprios e aprendendo episódios lamentáveis, como a violência.
Autoria: Grupo de Alunos A – 22 de agosto de 2011
A violência assistida
A televisão é uma grande fonte de influência, que pode tanto construir, quanto destruir opiniões de jovens e crianças ainda em formação. Deste modo, a violência exibida diariamente na TV, acabou, tornando-se um problema para pais e educadores.
A violência está banalizada e é divulgada até em desenhos infantis, isto porque a grade de programas televisivos busca reproduzir a realidade social que infelizmente é intolerante e agressiva.
A violência assistida, junto a falta de supervisão e autoridade dos responsáveis pode fazer com que as crianças se acostumem e sejam estimuladas a repetir o caos observado.
Portanto, os pais devem discutir, refletir e ter um olhar crítico sobre os programas apresentados, discernindo o que é educativo do que não é, para que a televisão seja um bom meio de informação e entretenimento e não algo prejudicial.
Autoria: Grupo de alunos B - 18 de agosto de 2011
Televisão ou internet?
A televisão hoje em dia perdeu muito espaço para a internet. Isso porque a televisão tem programas e horários pré-estabelecidos, enquanto a internet é vasta e está ao dispor do internauta em tempo integral.
Em relação aos programas apelativos, sensacionalistas e indulgentes quanto à violência que aparecem diariamente na televisão, poderiam dar lugar para atrações mais educativas, que acrescentem algo útil aos telespectadores com o uso de uma linguagem mais rica para proporcionar literatura e arte.
A internet que hoje pode ser acessada do Desktop, Notebook, Tablet e Smathphones tornam as pessoas muito mais livres para acessar qualquer conteúdo quando quiserem. Outro fator importante para a perda de território da televisão, é que os internautas não estão presos a manipulações ou oligarquias, podem escolher a fonte que mais lhe agrada e mais condiz com seu perfil sem preocupação.
Atualmente, é possível ler notícias, assistir a filmes, e até aos capítulos das novelas através da internet, as pessoas também tem o domínio de receber diversos conteúdos em seu e-mail pessoal. Isso traz ao telespectador a capacidade de acessar a grade televisiva que desejar, entretanto na hora que mais lhe convir.
O grande número de sites, blogs e canais na WEB, faz com que o internauta não esteja preso a nada, com que possa escolher sua programação com mais tranquilidade e liberdade. Deste modo, os programas pré-definidos, considerados às vezes pouco atrativos e com falta de interatividade estão sendo substituídos pela ampla e diversificada internet.
Apesar dos canais televisivos estarem perdendo lugar para os sites, o rei nunca perde a majestade e boas atrações continuam tendo sucesso. Por isso é importante haver bons programas para que a televisão possa continuar sendo um dos maiores e melhores meios de comunicação.
Cee Cee
Nenhum comentário:
Postar um comentário