domingo, 18 de dezembro de 2011

Nocrítica

A Nocrítica deste Domingo é sobre as chuvas e suas consequências



 
Notícia: domingo, 18 de dezembro de 2011

Resumo: A chuva que castiga o Estado de Minas Gerais nos últimos dias, fez com que o número de pessoas atingidas pelos transtornos saltar para 21.500, segundo dados da Defesa Civil computados nos últimos dois meses. Ainda conforme o órgão, 17 cidades decretaram situação de emergência.
No mesmo período, duas mortes foram registradas, 30 pessoas ainda estão desabrigadas e outras 459 foram desalojadas. O número deve aumentar, ainda de acordo com a Defesa Civil, já que novos dados de cidades afetadas pelas chuvas que ainda não foram coletados pelo órgão.
Nas cidades históricas de Ouro Preto e Mariana, localizadas na região central do Estado, 20 bombeiros vistoriam áreas de risco nas duas localidades, com apoio de um helicóptero.
Em Ouro Preto, 14 famílias ficaram desabrigadas e cinco estão desalojadas, ou seja, foram encaminhadas para casa de vizinhos, amigos ou parentes.
A situação é pior em Mariana, onde a área central da cidade foi afetada pelas chuvas. Conforme o Corpo de Bombeiros, 88 pessoas estão desabrigadas e 200 foram desalojadas. No município, quatro casas ficaram destruídas e 55 apresentaram danos estruturais. Porém, não há registro de vítimas ou feridos.


Opinião: Quanto ao problema das chuvas e enchentes, vemos se repetir ano após ano. No Rio de janeiro, em Santa Catarina, São Paulo e agora também em Minas Gerais. Nessa época do ano, as chuvas geralmente são mais fortes e contínuas.
E é necessário ser feito algo o quanto antes, não é aceitável pessoas serem desabrigadas, perderem móveis ou até mesmo perderam a própria vida ou de familiares.
O governo precisa urgentemente retirar os moradores de encostas ou áreas de risco. Mas o problema maior é: se for retirado essas pessoas de suas casas, para onde elas irão? Por isso, é indispensável o governo obter moradias provisórias para os desabrigados, e posteriormente construir habitações seguras. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário